quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Como exercer o profissionalismo na igreja?

O significado da palavra “profissionalismo”, segundo o dicionário online do Aurélio, é “um procedimento característico dos profissionais.” E sendo um procedimento característico dos profissionais dá se a intender que seria a função ou cargo de um profissional na sua área de trabalho.

Tendo isto em mente, logo penso que um profissional tem que ser o melhor no que faz. Mas não só no que o seu superior lhe pede para fazer, mas sim em tudo que ele faz além, assim dia após dia sua reputação e suas características serão mais avançadas.

Muitos pensam que trabalhar em prol do reino de Deus seja um serviço voluntário, porque é um trabalho que não é remunerado, embora muitos são.

Mas a questão é que muitos, sabendo que não serão remunerados, não querem fazer o trabalho em prol do Reino de Deus da forma como ele deve ser feito. Fazem com corpo mole, pensando que estão fazendo coisas importantes. Deus não se agrada de trabalho porco.  

Sabemos que na palavra de Deus está escrito “buscai primeiro o reino de Deus e sua justiça, e as demais coisas vos serão acrescentadas”. E na realidade, na maioria das vezes procuramos um emprego bom, fazer uma faculdade que futuramente nos dê muito dinheiro ou outras coisas vãs que existem neste mundo.

E quando conseguimos, lutamos com unhas e dentes para não perder as oportunidades que o próprio Deus nos concede.

E o meu ponto de vista sobre este tema é o seguinte, que assim como fazemos errado em dar tudo de si para sua vida secular, devemos dar quatro vezes mais pra Deus. Pois o sacrifício que Ele pagou por nós foi tremendo, pra que fiquemos brincando de fazer culto de adoração a Deus.

Cultuar a Deus é uma coisa séria, tem que ser de todo o coração e com toda a alma, dar literalmente “sangue”, pois se todos trabalhassem em prol do Reino de Deus, Jesus Cristo teria voltado pra nos buscar a muito tempo.

Exemplo de profissionalismo são os apóstolos de Jesus Cristo, após a sua ascensão, que foram homens e mulheres dignos de enfrentar tudo e todos pelo nome de Cristo.

Eu acho que fazemos sim, muito pouco para Deus. O nosso profissionalismo não deve ser pensando nas pessoas ou não, mas sim no Reino de Deus, o qual ainda vamos desfrutar.

Sim, o grupo de louvor é o carro chefe do culto. Porém, se os ministros não estiverem dando o melhor para Deus, o culto não será bom.

Mas como posso melhorar? Se canto? Vou aprender técnicas vocais. Se toco algum instrumento? Vou aprender a ter mais técnica no instrumento que eu toco. Se eu faço parte da sonoplastia? Eu vou aprender em cursos e tal pra fazer com que o som esteja mais limpo para que a palavra de Deus seja anunciada. E através de minha vida, ganhar vidas pra Jesus, pois o melhor método de se ganhar uma alma é com o seu testemunho de vida.

Exercer profissionalismo no grupo de louvor é isso, não esperar do outro pra fazer isso ou pra fazer aquilo, mas caso alguém precise, estar disposto a ajudar também faz parte do ministério. Não crie confusão querendo exercer a função de outro.  

Levando para o geral, não é só na música que precisamos trabalhar, mas em todas as áreas das nossas igrejas. Se todos batalhassem por esse pensamento a comunhão dentro das igrejas seria bem melhor, o que refletiria no alcance de almas pra Deus.

Nenhum comentário: